sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ata da 2ª Reunião do Movimento

Movimento ODM Brasil
Ata da 2ª Reunião do Movimento
“Nós Podemos São Paulo”
(
http://odmsp.blogspot.com)


. Data: 20/10/2009
. Local: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP
. Horário: das 14h00 às 16h30
. Participantes: conforme lista de presença
. Facilitador: Junqueira

.Pauta: Apresentação dos Resultados das Inscrições do 3º Prêmio ODM; Resultado do Movimento “Levante-se” São Paulo, Resumo da Reunião sobre “Agenda 21”, Sugestões para reunião do dia 17/11 – Oficina.

Junqueira: após a solicitação de rápida apresentação dos participantes, efetuou breve retrospectiva sobre a formação do Núcleo “Nós Podemos São Paulo”, reforçou a necessidade de comprometimento e a importância da troca de informações por e-mail, com acompanhamento pelo Blog (http://odmsp.blogspot.com ). Informou que a próxima reunião, agendada para 17 de novembro, ainda não tem local definido, aguardando confirmação por parte da FIESP.

Apresentou a pauta a ser seguida e solicitou à Daniela a apresentação e comentários sobre o vídeo de boas vindas ao grupo.

1- Tema: Resultados das Inscrições da 3ª Edição do Prêmio ODM - Brasil
Junqueira: informou sobre os resultados do 3º Prêmio ODM. Falou sobre a performance do Estado de São Paulo em 2009 (3ª edição), com 295 projetos inscritos e uma participação da ordem de 20% em relação ao total do país. A redução desta participação em relação à primeira edição (24,9%) se deve aos esforços efetuados pelos estados da região norte e nordeste, onde a divulgação e a adesão tiveram maior expressão do que em anos anteriores.
Abriu a palavra ao grupo:
- José Luiz Sales destacou que esta performance constituí-se, na realidade, em um bom resultado face à participação substancial das prefeituras municipais do Estado.
- Participantes da reunião mencionaram que algumas entidades se manifestaram não mais desejar inscrever seus projetos, justificando que, nos anos anteriores, não tiveram nenhum tipo de retorno pela organização do Prêmio, sem que tenham também tomado conhecimento dos critérios de avaliação, dos nomes das instituições ou das pessoas responsáveis pelo julgamento dos projetos, bem como sem uma devolutiva para a instituição. Houve sugestão no sentido de que haja Prêmios em nível estadual e uma devolutiva aos projetos inscritos.
- O grupo manifestou-se, informando os pontos fortes do projeto e os pontos de maior debilidade.
- Algumas pessoas sugeriram para que, a partir do próximo ano, durante a fase de inscrição para o Prêmio, aconteçam oficinas de cadastramento de projetos e também que as instituições recebam um certificado de participação e um relatório informando sobre as fortalezas e fragilidades de cada projeto. Sugeriram que sejam criados dentro dos movimentos estaduais, equipes de orientação sobre cadastramento de projetos. Foi solicitado para que cada núcleo estadual receba um relatório resumido dos projetos de cada estado e que o Nós Podemos São Paulo possa eleger os melhores projetos do Estado de São Paulo (seleção regional) com outros olhares.
- Junqueira informou que levará este assunto para os organizadores, como sugestão de melhoria para a próxima edição.

2- Tema:Resultado Movimento “Levante-se” – Dia 16 de outubro, dentro da Ação do Dia Mundial da Alimentação
Junqueira: resumiu como aconteceu a ação, as parcerias estabelecidas e a sintonia entre os participantes do Nos Podemos São Paulo que estiveram no Vale do Anhangabaú. Abriu a palavra para que pessoas que dela participaram, dessem seus depoimentos:
- Renato falou sobre o sentimento de participar daquele momento e fez um breve resumo do que foi a Ação: Abaixo Assinado, com cerca de 850 assinaturas referente ao Direito a Alimentação; dinâmica com figuras/recortes relacionadas aos Objetivos do Milênio coladas no mapa do Estado de São Paulo e que, na seqüência, ganhavam um boné do Nós Podemos São Paulo; solicitação da Radio Eldorado, por telefone, de informações para divulgação, entre outras informações.
- Todos os componentes do grupo Nós Podemos São Paulo que participaram da Ação, vestiram camiseta especialmente produzida divulgando o movimento.
- Tina agradeceu a participação do grupo, a parceria com a Ação da Cidadania e apresentou considerações.
- Nina informou que conseguiu inscrever o “Movimento Levante-se” de São Paulo no site da ONU, relatando nossa ação na rede mundial do movimento, com espaço para o relato de todas as iniciativas mundiais pelo “Stand Up”.
- Daniela informou que no blog do Nós Podemos já estão postadas as respectivas fotos.

3- Tema: Reunião “Agenda 21”
Junqueira: falou sobre a reunião da Agenda 21 e solicitou a Nina que complementasse.
Nina: informou que as informações foram lançadas no Blog para que todos tenham conhecimento do documento da Agenda 21. Trata-se de uma proposta de mudança de políticas públicas e que a comunidade deve dela participar, pois constitui-se em uma proposta de melhoria de qualidade de vida. Na realidade, a Agenda 21 e os Objetivos do Milênio estão dentro do mesmo contexto. A Agenda 21 não estipula metas. Os Objetivos do Milênio, sim. Portanto, constituem-se em propostas que se complementam.
O encontro da Agenda 21, programado para novembro, deverá ainda se confirmado.

4- Tema: Reunião de 17/nov e Ficha de Cadastramento dos Integrantes do grupo
Junqueira: informou que a ficha foi encaminhada por e.mail e também distribuída na reunião para que todos possam preenchê-la, com encaminhamento à Daniela (dnicolini@alphaville.com.br). As informações das fichas não terão divulgação externa; serão utilizadas para a preparação da reunião (Oficina) do dia 17/11.
Solicitou ao grupo que convide mais pessoas para participar do movimento Nós Podemos São Paulo.
Complementou falando, resumidamente, sobre a dinâmica proposta para a reunião de 17/11, das 9h00 as 17h00. Serão mesas com grupos de 6 pessoas/mesa com uso de metodologia apropriada.
Junqueira: Está prevista, em principio, a construção da missão pela manhã e o planejamento 2010, à tarde. Solicitou, entretanto, manifestação de todos sobre quais são as expectativas do grupo sobre esta Oficina em 17 de novembro.
Aparecida: destacou a importância de se elaborar um Plano de Trabalho.
Renato: informou que é extremamente importante que todos, antecipadamente à reunião de 17 de novembro, leiam e conheçam os seguintes documentos: Guia de Mobilização dos ODM, os Indicadores do Estado de São Paulo (publicados em folheto produzido pela Unimed em 16/set) e a Agenda de Compromissos.
A Unimed elaborou 12 telas sobre os indicadores do Estado de São Paulo que serão postadas no Blog.
Foi consenso no grupo que todos busquem informações sobre o Estado de São Paulo nos documentos já existentes, para que estes possam nos auxiliar na elaboração dos trabalhos.

Propostas do grupo para o dia 17/11:

1- Para onde queremos caminhar?
2- Necessidade de divulgar o Nós Podemos São Paulo, em ações dos outros movimentos, para que mais pessoas se engajam;
3- Necessidade de sensibilização para a busca de eventos onde os ODMs possam ser divulgados;
4- Não queremos reuniões improdutivas, queremos ter reuniões com propostas bem definidas;
5- Necessidade de mobilização para se decidir onde os ODMs serão divulgados,
6- Será necessário gerarmos um Plano de Trabalho geral; a sensibilização será uma das estratégias deste plano de trabalho.
7- Foi reforçada a necessidade de todos que participarem da Oficina venham preparados com a "lição de casa" feita, ou seja, conhecer o guia de mobilização, os indicadores do Estado de São Paulo e a Agenda de Compromissos.
8- Devemos convidar/convocar para esta reunião, representantes dos movimentos regionais que estão acontecendo em todo o Estado.
9- Materiais de Consulta: Guia de Mobilização ODM, Agenda de Compromissos, Indicadores do Estado de São Paulo.
Junqueira: solicitou que as pessoas encaminhem suas sugestões por e-mail a ele com cópia para Daniela, se candidatando a participar da reunião preparatória de construção da pauta e do formato da Oficina do dia 17/11, bem como sugestão de datas disponíveis para participar.

5- Encerramento
Evaristo, representante da Associação Anemia Falciforme, falou sobre a reivindicacão de inclusão do 9º Objetivo do Milênio entre os oito já existentes, qual seja os Objetivos do Milênio Sem o Racismo. A proposta da nova meta já foi apresentada à ONU e às suas agências no Brasil, com grande receptividade.
Elaine: informou que estará verificando a agenda e detalhes de formação da sala na FIESP e avisará até o dia 23/10. Para o dia 08 de dezembro será verificada a disponibilidade de sala na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Unimed, pois não existe sala disponível na FIESP.
Tina, Nina e José Luiz ofereceram a oportunidade de ação de divulgação dos ODM em eventos nos quais participarão nos próximos dias.
Junqueira: informou que Vânia deverá participar da reunião de construção da pauta para o dia 17 de novembro.
Daniela: apresentou o vídeo de encerramento da reunião e recolheu as frases de manifestação de todos sobre o resultado da reunião, que comporão o texto coletivo que será postado no blog.
Junqueira: encerrou enfatizando a necessidade do esforço individual e conjunto, na divulgação do Blog http://odmsp.blogspot.com .

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

EVENTO - DIADESOL 2009


Os resíduos transformaram-se nos últimos anos num dos mais importantes problemas ambientais da nossa sociedade.
O processo de urbanização e o crescimento desordenado, combinados com mudanças nos padrões de consumo das populações, têm provocado alterações na quantidade e na composição dos resíduos gerados diariamente.
Hoje, os resíduos tomaram uma dimensão totalmente diferente: transformaram-se num fenômeno social e num dos grandes dilemas das sociedades contemporâneas, com largo espectro social, econômico, tecnológico, político, ambiental e jurídico.
Este conjunto de problemas exige uma nova filosofia de abordagem para a gestão dos resíduos.
Acreditando que a partilha de experiências é a base fundamental, a ABES/SP em parceira com outras instituições, promove em seu 4º ano consecutivo, através de sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, a Campanha DIADESOL 2009 “Cidade e Resíduos”.

O DIADESOL é uma “comemoração de limpeza e cidadania” nas Américas, promovida pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS).
A expressão é de origem espanhola: Dia de los Desejos Sólidos.

Este ano a Campanha "DIADESOL 2009 – Cidade e Resíduos”, terá seu encerramento no dia 07 de novembro de 2009, sábado, no Parque Dr. Fernando Costa
(Parque da Água Branca)
http://www.parqueaguabranca.sp.gov.br/
O parque disponibilizou o auditório para 150 pessoas, dois pavilhões (cada um possui dimensão de 45 x 8 metros).
Os pavilhões são abertos com telhado. O estacionamento é livre.
Tendo em vista que o número de visitantes no parque é 15.000 pessoas, cadastre sua empresa/entidade e venha nos ajudar nesta Campanha DIADESOL 2009.
Mais informações e-mail:
Tel/Fax 11 3814-1872
(Patrícia Nagib ou Maria Rita) .

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA DIADESOL 2009 CIDADE E RESÍDUOS

Dia: 07 de novembro de 2009 - Sábado
Local: Parque Água Branca, município de São Paulo
Horário: 9h às 16h

Atividades:
• Concurso de fotos e vídeo;
• Seminários;
• Exposição, desfile e Feira de Recicláveis;
• Caminhadas;
• Oficinas de arte com material reciclável;
• Exposição de fotos;
• Atividades recreativas.
Potenciais participantes:
• Instituições governamentais e não governamentais;
• Empresas fabricantes de embalagens;
• Escolas;
• Parques infantis
• Rede de supermercados;
• Universidades,
• Empresas de coleta e tratamento de resíduos;
• Empresas recicladoras
• Comunidade
• Câmara Técnica de Saneamento ou de Saúde Ambiental dos Comitês de Bacia Hidrográfica;
• Artesãos, artistas plásticos, educadores ambientais etc

Sensibilizar a sociedade da importância de cada um dentro de diferentes subsistemas terrestres (geosfera, atmosfera, hidrosfera, Biosfera) é um importante desafio a todos que procuram promover o desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo dos Resíduos Sólidos.

Agradecemos antecipadamente a atenção dispensada, ficando à disposição para demais esclarecimentos que se façam necessários.

Atenciosamente,

Dante Ragazzi Pauli
Presidente da ABES/SP
Roseane M. Garcia Lopes de Souza
Coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar
Pinheiros - São Paulo- SP
05425-900
Fone/fax: (11) 3814-1872
E-mail: abessp@uol.com.br ou
abes@abes-sp.org.br
Site: www.abes-sp.org.br
COMUNICADO IMPORTANTE!
Prezados Senhores,
Gostariamos de informá-los que todas as entidades que se dediquem de qualquer forma às causas ambientais podem efetuar o cadastro no CadEA, sendo possível:
• Acesso aos dados das entidades cadastradas no CadEA e suas respectivas atividades;
• Direito de participação no CONSEMA – Conselho Estadual de Meio Ambiente;
• Participação no Café Ambiental – o canal de comunicação direta entre a Secretaria do Meio Ambiente - SMA e as entidades ambientalistas;
• Divulgação de notícias / eventos da entidade no site do CadEA;
• Participação nas capacitações oferecidas pela SMA;
• Recebimento de newsletter;
• Formulação de propostas de trabalho em conjunto com a SMA.
Para as entidades ambientalistas que atendam aos critérios de cadastramento, de acordo com o disposto na Resolução SMA-071/09, a entrega da documentação completa é obrigatória. O Certificado de Reconhecimento de Entidades Ambientalistas do Estado de São Paulo terá prazo de validade de 1 (um) ano e será emitido também, para fins de isenção no Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos – ITCMD.
Contamos com o cadastro de todos:
Atenciosamente,
Audrey Markutis
Diretora do Centro de Mobilização
Departamento de Atividades em Educação Ambiental
Coordenadoria de Educação Ambiental
Secretaria de Estado do Meio Ambiente

SAIBA MAIS SOBRE OS ODM-SP:
DiaDeSol - o que consumimos e o que fazer com os resíduos.
De quem é a responsabilidade?Conheça e participe:

terça-feira, 20 de outubro de 2009

POEMA COLETIVO

Em nossa reunião de hoje (20/10), todos os integrantes presentes escreveram em um pedaço de papel, um sentimento, uma sensação ou uma frase que o tenha sensibilizado. Com a junção feita e através de sorteio dos papeis, nos deparamos com um lindo poema, que sem dúvida nos guiará por esta nossa longa Jornada.

Nós podemos ação
Transformadora
Produtiva
Com Ternura
Felicidade
União
Um Caminho de reponsabilidade
Que desperta curiosidade
Interesse
Grupo com alta motivação
Produtiva
Reuniões com muita produtividade
Muito prazer
Com transformação
Compromisso
Nós realmente podemos.

Agradeço sua participação nesta atividade!
* Com este poema acredito que nossos potenciais foram identificados e que o caminho que estamos traçando sem dúvida serão conquistados, porque Nós Podemos!

Grande bjo
Daniela Nicolini
Fundação Alphaville

PRÓXIMA REUNIÃO "OFICINA" - 17/11

NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO
FAÇA A SUA AGORA...
VAGAS LIMITADAS!

PRÓXIMA REUNIÃO - 17/11/09 - LOCAL A SER DEFINIDO
HORÁRIO - DAS 09:00 ÀS 17:00H
* 1 hora de almoço - aréa externa "não incluso pela oraganização"

Esta reunião será encaminhada de Itálicomaneira diferenciada das outras, usaremos o Metódo de Investigação Apreciativa, para assim nos direcionarmos para caminhos mais efetivos.
Em reunião optamos em conjunto seguir algumas propostas para iniciar o desenho do Nós Podemos São Paulo e assim alavancar e fortalecer as nossas ações, como:
LEITURA OBRIGATÓRIA DOS 3 ITÉNS ABAIXO:
* Para rendimento da reunião todos precisam estar preparados e munidos de informações para que as discusões obtenham o sucesso esperado.
* Guia de Mobilização da ODM - encontrado no link abaixo:
* Guia de Municipalização - encontrado no link abaixo:
(Se necessário imprima, para ficar em formato apostila)
* INDICADORES
Folhedos disponibilizados;
Blog: Páginas abaixo descrição detalheda.
* AGENDA DE COMPROMISSOS
Outras observações importantes pela qual daremos sequência:
* Plano de Trabalho
* Sensibilização para divulgação do ODM em eventos
### Gostaríamos de organizar uma Reunião Prévia para desenhar melhor a Pauta da Reunião (17/11). Estaremos nos adequando a data conforme indicações de disponibilidade de tempo dos integrantes do Núcleo, que devem ser passadas para o e-mail dnicolini@alphaville.com.br, até dia 21/10.
CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO E PRESENÇA DE TODOS!!!!

Video apresentado na Reunião - Encerramento

Video apresentado em Reunião - Abertura

IV REUNIÃO NÚCLEO ODM SP - Assuntos Gerais













INDICADORES ODM "Objetivos do Milênio"









Banner Agenda 21



Este Banner exemplifica muitas das ações da Rede das Agendas 21, e pode ser utilizado por todos que se interessam e trabalham por um mundo melhor, independente de estar no Núcleo ODM.

domingo, 18 de outubro de 2009

1ª AÇÃO DO NÓS PODEMOS SÃO PAULO

Em reunião com o Núcleo ODM, através da apresentação do LEVANTE-SE demosntrada pela Sra. Adriana da Unimed, a Sra. Tina, também uma das integrantes do Núcleo, comunicou que estaria atuando no dia 16/10 no Movimento "Ação da Cidadânia" - Dia Mundial da Alimentação, a realizar-se no Boulebard São João, neste dia este Movimento constuma acontecer em alguns lugares do Brasil, por este motivo esta mencionado em um dos slides da apresentação LEVANTE-SE.

A partir deste momento, o núcleo resolveu atuar junto neste movimento, já sendo uma primeira ação do Nós Podemos SP, mesmo porque vai de encontro com o 1º ODM.

Nós organizamos para que este dia acontecesse, e com o grande apoio da Unimed a nossa divulgação, atuação e estratégias foram concluídas com exito. Não esquecendo também de agradecer a Sra. Tina e o Sr. André pela oportunidade, o Sr. Renato pela Tenda e Abaixo assinado, Sras. Daniela, Elaine, Carol, Nina, Rose, Adriana e o Sr. Junquiera pala presença e atuação que fez com que o nosso dia acontecesse.

Podemos dizer que saímos de lá satisfeitos e realizados com os resultados, que serão brevemente repassados através de algumas fotos, conforme segue abaixo:

FOTOS - MOVIMENTO DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO