segunda-feira, 19 de julho de 2010

PUC SP recebe evento sobre Objetivos de Desenvolvimento do Milênio



Em 30 de junho, o Núcleo de Estudos do Futuro da PUC SP promoveu um evento para comentar os avanços obtidos em relação aos objetivos do Milênio.

A coordenadora do Movimento “Nós Podemos São Paulo”, Regina Maria Meireles da Fonseca e o diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Prof Jorge Abrahão de Castro, proferiram palestra sobre “Avanços nos Objetivos do Milênio no Brasil”.

Os convidados especiais Alby Duarte Rocha (estatístico e membro do movimento “Nós podemos Paraná”), Rosa Alegria (vice-presidente do Núcleo de Estudos dão Futuro da PUC SP) e o Prof Arnoldo Hoyos Guevara (diretor administrativo do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC SP) acrescentaram suas observações e análise de dados.

Os oito objetivos do milênio foram definidos por líderes de 191 países durante a reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova York, em 2000, para serem atingidos até 2015, como forma de atenuar as desigualdades existentes e promover um mundo mais justo.

No evento, foram apresentadas estatísticas sobre os progressos registrados em várias regiões do planeta. Especialistas e pesquisadores, além da ONG “Nós Podemos”, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade fizeram comentários sobre esses dados.

Foram igualmente mencionados os avanços conquistados no Brasil e as iniciativas federais, estaduais e municipais para incentivar a promoção e a garantia dos direitos básicos da população. Uma dessas iniciativas foi tomada pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade que criou, em 2004, a campanha “Nós Podemos – 8 jeitos de mudar o mundo” com a implantação de núcleos estaduais e municipais para apoiar e acompanhar localmente as iniciativas em prol dos objetivos traçados.

Foram distribuídos aos participantes documentos com dados sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (Relatório Nacional de Acompanhamento; Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - Brasil e Síntese Estadual São Paulo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e indicados endereços eletrônicos relativos ao tema.