sexta-feira, 9 de abril de 2010

Nova ferramenta de comunicação - NING

Olá queridos....

Temos uma grande novidade....

Mais uma ferramente de comunicação "NING"

http://odmsp2009.ning.com/

Esta ferramenta nos fornece muitas opções para comuniação das ações e discussões:
* Fotos;
* Vídeos;
* Pastas de discussões por grupo, procure a de seu interesse;
* Mural
* Mensagens
* Agendamentos
* Blog

Cadastre-se!

Vamos juntos potencializar nossas forças e aumentar nossas edes de contatos para que possamos fortalecer as ações do movimento...Por quê nós Podemos!

* Caso tenha dúvidas em relação ao manuseio da ferramenta NING, por gentileza me contate através:
dnicolini@alphaville.com.br
daninicolini@gmail.com
(11) 7742-4398

Notícias do Movimento Nossa São Paulo


DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
Encontro dia 14 integra planejamento participativo da Zona Leste para 2022
Lideranças comunitárias, organizações sociais e moradores da Zona Leste vão se reunir mais uma vez no dia 14 de abril para planejar propostas de ação para a região. O encontro, uma iniciativa do Movimento Nossa Zona Leste II, faz parte do “Planejamento da Zona Leste 2022”, que tem como objetivo elaborar de forma participativa propostas de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida na região a curto, médio e longo prazos.


NOSSA SÃO PAULO NA CÂMARA
Lideranças comunitárias do M’Boi Mirim rejeitam projeto de monotrilho
O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, esteve nesta quinta-feira (8/4) na Subprefeitura do M’Boi Mirim, onde ouviu de lideranças comunitárias e moradores muitas críticas ao projeto da Prefeitura de São Paulo, de construir um sistema de monotrilho ligando o Jardim Ângela ao centro de Santo Amaro. O sentimento predominante entre os participantes da reunião e revelado na maioria das falas é o de que o projeto, que custará mais de R$ 800 milhões aos cofres públicos, não irá resolver os problemas de transporte coletivo e de trânsito da região.
Câmara cria comissão para elaborar proposta de revisão do Plano Diretor
Em reunião fechada realizada nesta terça-feira (6/4), os vereadores de São Paulo decidiram formar uma comissão que terá como tarefa elaborar uma proposta de substitutivo ao projeto de revisão do Plano Diretor Estratégico da cidade. O grupo, formado pelos integrantes da Comissão de Política Urbana e um parlamentar de cada partido que não dispõe de representação no órgão, terá um mês para apresentar o texto.
“Lei da Transparência”: projeto prevê execução orçamentária mais detalhada e acessível
A vereadora Mara Gabrilli (PSDB) está propondo algumas alterações na chamada “Lei da Transparência” (Lei nº 13.949, de 21 de janeiro de 2005). Segundo as justificativas apresentadas pela parlamentar, as mudanças visam tornar os dados da execução orçamentária das subprefeituras da cidade de São Paulo, da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Município (TCM) mais transparentes e acessíveis ao cidadão comum.
Movimento e vereadores agendam seminários sobre transporte e mobilidade
O Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana do Movimento Nossa São Paulo e a Comissão de Transporte da Câmara Municipal irão promover quatro seminários até o final deste ano para discutir temas relacionados à mobilidade urbana na cidade. A iniciativa é resultado do diálogo que vem sendo realizado entre os integrantes do GT e os vereadores.


AGENDA CIDADÃ
2º Encontro dos Cades Regionais e Agendas 21
No próximo dia 10 integrantes das Agendas 21 locais e dos Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, presentes em subprefeituras de São Paulo, vão se reunir em um segundo encontro anual. O encontro será realizado, das 9h às 17h, na Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí, s/nº (Próximo à Estação do Metrô Anhangabaú).
Primeira plenária dos transportes públicos no Butantã
A Organização Cultural de Defesa da Cidadania (OCDC) convoca os cidadãos membros das comunidades das regiões Butantã, Pinheiros e Campo Limpo e dos Municípios de Taboão da Serra e Embu para participar de uma grande discussão sobre a mobilidade urbana nesta complicada área de São Paulo, envolvendo autoridades e técnicos do setor, nos campos relacionados ao Metrô Vila Sônia, às linhas de ônibus e microônibus, à rede de táxis, às ciclovias e outros meios de deslocamentos de pessoas.
Congresso aborda modelos de parcerias entre governo, empresas e terceiro setor
Com o objetivo de fomentar o debate qualificado sobre os modelos de parcerias entre os três setores, destacando iniciativas de sucesso e desafios a serem superados, a Sociedade Santos Mártires realiza o congresso "Modelos de Parceria entre Poder Público, Iniciativa Privada e Terceiro Setor". O evento será realizado dia 14, das 9h às 17h, no Sesc Vila Mariana, Rua Pelotas, 141.Inscrições vão até dia 12 de abril.


SAIU NA MÍDIA
"Sem acordo, Câmara adia votação do projeto Ficha Limpa" - O Globo
BRASÍLIA (Reuters) - Sem chegar a um acordo sobre o trâmite de urgência, os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados adiaram nesta quarta-feira a votação do projeto Ficha Limpa, que impede a participação nas eleições de candidatos com problemas na Justiça.
"Grávidas têm vaga exclusiva em estacionamentos" - O Estado de S.Paulo
Shoppings, lojas, supermercados e empresas de São Paulo estão criando vagas de estacionamento preferenciais para grávidas, apesar de não haver uma lei obrigando a reserva do espaço. Atualmente, há três projetos de lei tramitando no Congresso que propõem a medida.
"OMS destaca a urbanização na comemoração do Dia Mundial da Saúde" - Agência Brasil
A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora nesta quarta-feira, 7, o Dia Mundial da Saúde com foco na urbanização, incentivando esforços para que as cidades se tornem ambientes mais saudáveis. A estimativa é de que nos próximos 30 anos praticamente todo o crescimento populacional do planeta ocorra em áreas urbanas.
"Sem decreto, 15 leis ficam só no papel" - O Estado de S.Paulo
Se o leitor tivesse a chance e a paciência de ler a legislação municipal, encontraria uma São Paulo mais civilizada. No papel, não há shoppings ou parques sem bicicletários, e as novas ruas são construídos com ciclofaixas. E os bares e boates têm bebedouros gratuitos para seus clientes. Na cidade real, um abismo separa as boas ideias das práticas de gestão pública: a falta de regulamentação de leis.

Oficina de Estudos do Plano Diretor de Resíduos de Guarulhos


quinta-feira, 8 de abril de 2010

Próxima Reunião FOCO 3 - 20/04/10

Meus Caros,

Dia 20/04 foi confirmada a agenda da próxima reunião do Foco 3 das 14:00 às 16:00 horas no FIESP, para que possam programar antecipadamente este compromisso.
Caso quiserem, solicitem a ata de reunião que ocorreu hoje, dia 06/06 e todos encaminhamentos, e a proposta da Carta de Princípios a ser enviada pela Ana Soraya como contribuição para o Circulo de Diálogo para que consigamos avançar na elaboração destes instrumentos, o objetivo é concluí-los e apresentá-los ao Núcleo Gestor e outros Focos e Circulos de Diálogo com interlocução de ações.

Agradecemos pelo retorno, esperamos revê-los em breve no dia 20/04, conforme combinado com os presentes nas duas últimas reuniões.
(Em breve mais informações)

Macrodrenagem Urbana e Mudanças Climáticas

Recentemete uma missão japonesa da Agencia de Cooperação-JICA, realizou um worshop em São Paulo compartilhando com técnicos e politicos do Estado e do Municipio sua experiencia em gestão da drenagem urbana e de megadesastres. A experiencia de um país com elevada tecnologia, com registro cultural consolidado de guerra, terremotos, tsunamis, diversos tufões e furações ao ano, pode dar-nos boa contribuição. O que percebemos foi a existencia de uma concepção sistemica e de Política de Estado (com continuidade), cientificamente fundamentada, multidisciplinar (com apoio do conhecimento) e intersetorialmente integrada em um planejamento de curto e longo prazo (projeções a 100 anos). E, muito destacável, com intensa informação e parcicipação comunitária. Foi sublinhado que os efeitos climáticos diversificados tendem a aumentar; chuvas em epocas diferentes, precipitações continuas e intensar por muitos dias com precipitação equivalente ao ano. Chuvas rápidas, em 15 minutos, precipitações equivalente a um mês. Assim, cidades que surgiram a beira de rios e mar, ocuparam as varzeas e morros sem planejamento de drenagem pluvial se obrigam a enormes esforços de engenharia, custos e planos de resposta a desastres. O Japão apresentou o diagnóstico e todos tipo de tecnologias e conhecimentos utilizados na prevenção, as medidas estruturais, não estruturais e a mobilização dos servidores publicos nas emergencias que constitui sua gestão de drenagem e megadesastres, assim como, as experiencias de cooperação que a JICA desenvolve com e em outros paises. Mesmo com esta experiencia, ciente das suas peculiaridades territoriais, os japobneses querem apreender mais para garantir segurança a sua comunidade.

No caso da Região Metropolitana de São Paulo – e é imprescindivel o planejamento integrado na bacia hidrográfica - o passivo devido as caracteristicas dio xcrescimento predatório, é enorme e o desafio de planejamento, coordenação e custos são incomensuráveis. Demanda a coordenação intermunicipal, para assegurar agua potável, saneamento, estrutura de drenagem, medidas de controle efetivo do uso do solo, planos de habitação, obras publicas e projetos habitacionais privados, transportes, áreas verdes, defesa civil, educação, etc. Não existe uma única resposta ou um único projeto estrutural, nem só a jusante ou a montante dos componentes das bacias. Alem disso demanda a continuidade como uma Política de Estado por sobre os governos com amplas informações e acompanhamento do plano macro e micro. O diagnósto da expansão e dos problemas da RMSP são bastante conhecido. O desafio é a formulação de um plano integrado e coerente de soluções e com projeções ao enos de 25 a 50 anos, com metas claras e de consenso para sanar o enorme passivo. Esta em curso na esfera do Estado, em sintonia, especialmente com o municipio de São Paulo, um Plano de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê. Inclui aspectos estruturais e alguns não estruturais, na Varzea do Tietê a jusante, no Rio Pinheiros, nas estações elevatorias de reversão e controle da drenagem articulando com a represa Billings e conexões com a planta energetica Henri Borden, construções de pinscinões, desassoreamento e resgate dos afluentes (córrego limpo) e Parques Lineares. No nivel municipal sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano esta em curso o Plano Diretor de Drenagem do Município de São Paulo que articule todas as medidas de intervenção urbana em uma visão coerente, inclusive com educação ambiental e Defesa Civil. Nesta linha a articulação de uma base de dados, quem sabe, a formulação de “modulos territoriais” de participação comunitária, para conhecimento, prevenção e controle do “mapa de risco” local. Já esta em andamento metodologias de aferição de dados de forma a prever com m,aior precisão as precipitações e volumes de aguas por módulos, o INPE em parceria com a JICA tem projeto nesta direção.

PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

-instrumento estratégico na qualidade e defesa das águas-

1-O saneamento é um tema com estreita relação com a questão dos mananciais na cidade,embora não se limitando a essa região. A Lei Federal 11.445/2007 estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Em São Paulo, a condução do processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico-PMSB ficou a cargo da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), ouvidas as Secretarias conexas. Por sua vez, a Lei Municipal 14.934/2009 orienta o desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento Básico-PMSB e autoriza o Poder Executivo a celebrar contratos e convênios de fornecimento de serviços com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo-SABESP, assim como a regulamentação e fiscalização pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo-ARSESP. Assim, no dia 8 de fevereiro se realizou a audiência pública o PMSB e do Convênio a ser celebrado entre o Estado de São Paulo e o Município de São Paulo, com anuência da SABESP e da ARSESP, no auditório da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania e no dia 10/03/2010 foi realizada a audiência do Contrato, a ser celebrado entre o Estado de São Paulo, o Município de São Paulo e a SABESP, sendo interveniente anuente a ARSESP. Os slides podem ser apreciados em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/habitacao/notici...

2-Embora ainda exista pendência no STF (Supremo Tribunal Federal) acerca da titularidade do poder concedente dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário houve um consenso de que no Município de São Paulo seria necessário disciplinar o tema, por esta razão a importância deste processo. O Convênio em questão terá vigência por 30 anos. No Capitulo I estabelece no item (i) que por “ consenso das partes que a ARSESP exerça a regulação, controle e fiscalização dos serviços”. Estabelecem também diretrizes estratégicas para a cidade que devem ser acompanhadas pelas conexões com qualidade da água, especialmente considerando-se que a cidade tem déficit de mais de 50% da água que consome. Para gerir o Convênio e o Contrato, o PMSB prevê um Comitê Gestor,com 3 membros indicados pelo Estado e 3 pelo Município. O Mandato é de 2 anos.Ali também diz que a SABESP não tem assento e voto no Comitê, mas pode participar e se manifestar sobre pautas e decisões do mesmo.


3-A Lei 14.934/2009 também cria o Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura. A cláusula XIV item “c” determina que a SABESP destine trimestralmente ao Fundo 7.5% da receita bruta obtida na capital, alem de investir no mínimo 13% em ações de saneamento básico ambiental de sua receita bruta obtida na capital. A política de água e saneamento articulada ao planejamento urbano com um conceito explicito de equilíbrio ambiental e intersetorialidade. Esta mesma Lei no art. 10 dispõe sobre a composição e a gestão do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura compete ao Conselho Gestor integrado Por :I - Secretário Municipal de Habitação;II - Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente;III - Secretário do Governo Municipal; IV - Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras; V - Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano; VI - Secretário Municipal de Finanças; VII - Secretário Municipal de Planejamento; VIII - Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras; IX - 1 (um) representante da sociedade civil que seja membro do Conselho Municipal de Habitação, indicado pelo próprio Conselho; X - 1 (um) representante da sociedade civil que seja membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CADES, indicado pelo próprio Conselho; XI - 1 (um) representante da sociedade civil que seja membro do Conselho Municipal de Política Urbana - CMPU, indicado pelo próprio Conselho. No § 1º. Determina que o Secretário Municipal de Habitação será o Presidente do Conselho Gestor, cabendo a Vice-Presidência ao Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente. No § 2º. Estabelece que os membros do Conselho Gestor previstos nos incisos IX a XI do "caput" deste artigo deverão ser indicados pelos respectivos Presidentes dos Conselhos Municipais, bem como deverão indicar um conselheiro suplente, que comparecerá às reuniões do Conselho Gestor nas ausências do titular. A participação no Conselho não será remunerada, sendo, porém, considerada de relevante interesse público. SP,30-0302010

(walter.tesch65@gmail.com )

Beba mais água

Os cardiologistas dizem que se todos que lerem esta mensagem, disseminarem para pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.

Beba água com estômago vazio.

Hoje é muito popular, no Japão, beber água imediatamente ao acordar..
Além disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores..
Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.
Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem sucedido....
Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:

Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite,
taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma,
tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta..

Método de tratamento:
1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.
2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.
3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.
4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.
6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável.

A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento que requer a cura das principais doenças:

1. Pressão Alta - 30 dias
2. Gastrite - 10 dias
3. Diabetes - 30 dias
4. Obstipação - 10 dias
5. Câncer - 180 dias
6. Tuberculose - 90 dias
7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.

Este método de tratamento não tem efeitos secundários.. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente.
É melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.
Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria.

Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água fria para água quente, enquanto se come. Nada a perder, tudo a ganhar!

Para quem gosta de beber água fria.

Beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão.
Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrointestinal. Isto retarda a digestão, fazendo acumular gordura em nosso organismo e danifica o intestino.
É melhor tomar água morna, ou se tiver dificuldade, pelo menos água natural.

Nota muito grave - perigoso para o coração:

As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão ser uma dor no braço esquerdo.
Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco.
Náuseas e suores intensos são sintomas muito comuns.
60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem e não conseguem despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo...
Sejamos cuidadosos e vigilantes.
Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência...
Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.