quinta-feira, 8 de abril de 2010

Macrodrenagem Urbana e Mudanças Climáticas

Recentemete uma missão japonesa da Agencia de Cooperação-JICA, realizou um worshop em São Paulo compartilhando com técnicos e politicos do Estado e do Municipio sua experiencia em gestão da drenagem urbana e de megadesastres. A experiencia de um país com elevada tecnologia, com registro cultural consolidado de guerra, terremotos, tsunamis, diversos tufões e furações ao ano, pode dar-nos boa contribuição. O que percebemos foi a existencia de uma concepção sistemica e de Política de Estado (com continuidade), cientificamente fundamentada, multidisciplinar (com apoio do conhecimento) e intersetorialmente integrada em um planejamento de curto e longo prazo (projeções a 100 anos). E, muito destacável, com intensa informação e parcicipação comunitária. Foi sublinhado que os efeitos climáticos diversificados tendem a aumentar; chuvas em epocas diferentes, precipitações continuas e intensar por muitos dias com precipitação equivalente ao ano. Chuvas rápidas, em 15 minutos, precipitações equivalente a um mês. Assim, cidades que surgiram a beira de rios e mar, ocuparam as varzeas e morros sem planejamento de drenagem pluvial se obrigam a enormes esforços de engenharia, custos e planos de resposta a desastres. O Japão apresentou o diagnóstico e todos tipo de tecnologias e conhecimentos utilizados na prevenção, as medidas estruturais, não estruturais e a mobilização dos servidores publicos nas emergencias que constitui sua gestão de drenagem e megadesastres, assim como, as experiencias de cooperação que a JICA desenvolve com e em outros paises. Mesmo com esta experiencia, ciente das suas peculiaridades territoriais, os japobneses querem apreender mais para garantir segurança a sua comunidade.

No caso da Região Metropolitana de São Paulo – e é imprescindivel o planejamento integrado na bacia hidrográfica - o passivo devido as caracteristicas dio xcrescimento predatório, é enorme e o desafio de planejamento, coordenação e custos são incomensuráveis. Demanda a coordenação intermunicipal, para assegurar agua potável, saneamento, estrutura de drenagem, medidas de controle efetivo do uso do solo, planos de habitação, obras publicas e projetos habitacionais privados, transportes, áreas verdes, defesa civil, educação, etc. Não existe uma única resposta ou um único projeto estrutural, nem só a jusante ou a montante dos componentes das bacias. Alem disso demanda a continuidade como uma Política de Estado por sobre os governos com amplas informações e acompanhamento do plano macro e micro. O diagnósto da expansão e dos problemas da RMSP são bastante conhecido. O desafio é a formulação de um plano integrado e coerente de soluções e com projeções ao enos de 25 a 50 anos, com metas claras e de consenso para sanar o enorme passivo. Esta em curso na esfera do Estado, em sintonia, especialmente com o municipio de São Paulo, um Plano de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê. Inclui aspectos estruturais e alguns não estruturais, na Varzea do Tietê a jusante, no Rio Pinheiros, nas estações elevatorias de reversão e controle da drenagem articulando com a represa Billings e conexões com a planta energetica Henri Borden, construções de pinscinões, desassoreamento e resgate dos afluentes (córrego limpo) e Parques Lineares. No nivel municipal sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano esta em curso o Plano Diretor de Drenagem do Município de São Paulo que articule todas as medidas de intervenção urbana em uma visão coerente, inclusive com educação ambiental e Defesa Civil. Nesta linha a articulação de uma base de dados, quem sabe, a formulação de “modulos territoriais” de participação comunitária, para conhecimento, prevenção e controle do “mapa de risco” local. Já esta em andamento metodologias de aferição de dados de forma a prever com m,aior precisão as precipitações e volumes de aguas por módulos, o INPE em parceria com a JICA tem projeto nesta direção.

4 comentários:

Gui Castagna disse...

Oi Daniela, gostei de ler essa informação e gostaria de saber a fonte para poder contata-los. A propósito, estouquerendo saber como está a programação de meio ambiente da Fundação esse ano, se vc tiver em mãos pf me passe...

Abs!

Gui Castagna disse...

Digo, a programação de atividades da semana do meio ambiente da Fundação...

Abs!

Mauricio Santiago dos Santos disse...

Prezados;
Tomo a liberdade deste contato para apresentar tecnologia e
Inovação na área de drenagem de águas pluviais e esgotamento sanitário.
Tecnologia já apresentada ABTC - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto em São Paulo em uma assembléia realizada em 2010/03/18; com seus representantes, onde já encaminhamos inclusive material técnico para apresentação em seu site oficial.
A UFF - Universidade Federal Fluminense, gerou grupo de estudo e pesquisa da Tecnologia.
O Grupo ARTSUL, é o Licenciado para o Estado do Rio, Sr. Carlos Pereira, do Grupo, é o atual presidente da ABTC.
Peço uma visita ao meu site: para obtenção de mais detalhes;
Apresentamos: Memorial Descritivo, vantagens técnicas e de custos,
sistemas comparativos,escalas, etc.
www.mauriciosantiago.com.br - Macrodrenagem.
Sou engenheiro civil autor da tecnologia, devidamente patenteado no INPI. Na criação desta tecnologia, destacamos inúmeras diferenças e vantagem aos elementos atualmente produzidos e disponíveis no mercado.
Galeria Rodoviária para um TB-45, Não depende de estabilização de leito,nem de aterro estabilizado, altas vazões para baixas declividades,escoamento laminar, conseqüentemente altas velocidades de escoamento,atingindo para a tipo 04, vazão de 32 m3/seg, a vel. 2,7 m/seg; movimento de terra 70% a menos do que necessário ao assentamento das aduelas celulares;
Trata-se de uma Inovação em Drenagem.
Caso haja interesse dos senhores em mais informações coloco-me a
disposição.
Contato: 21 78314751
Att,

Mauricio Santiago dos Santos

Daniela Nicolini - AMOR E GRATIDÃO! disse...

Olá Gui,

Informações sobre a Semana do meio Ambiente da Fundação Alphaville já esta postado no blog, mas já teve inicio hj 29/05
Quanto a fonte, vou me informar e lhe falo...mas abaixo segue pelo jeito segue o contato de um expert no assunto...

Apareça!
Esta imperdível!!!
bjosss