segunda-feira, 31 de maio de 2010

Abraço à Represa Guarapiranga (31/05)



O Evento teve passeio ciclístico e atividades culturais e ambientais dedicados à proteção da represa.
O Abraço Guarapiranga, que este ano chega à sua quinta edição, aconteceu neste domingo, 30.
O evento é promovido pela Rede de Olho nos Mananciais, formada por ONGs ambientalistas, movimentos sociais, universidades, instituições religiosas e diversas organizações da sociedade civil, tendo como objetivo a preservação das fontes de água de São Paulo. A Secretaria do Meio Ambiente apóia a ação e esteve presente com um ponto de informações e atividades de educação ambiental no Parque da Barragem.

Diversidade, clima e vida!

O tema do Abraço de 2010 é uma homenagem ao ano Internacional da Biodiversidade que ao mesmo tempo, relaciona a questão local à preocupação global com as mudanças climáticas, e ainda, reafirma que em síntese a água, particularmente a Guarapiranga, é vida!

A proposta do Abraço foi chamar a atenção para a importância da preservação dos mananciais para o abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo por meio de uma manifestação de carinho com a represa.

O evento visa também salientar as dificuldades ocasionadas pelo crescimento desordenado das últimas décadas, as ocupações irregulares, os desmatamentos e o despejo de esgotos e resíduos que comprometem a capacidade de produção, armazenamento, tratamento e distribuição de água.

O Abraço à Guarapiranga 2010 aconteceu em três locais:

- Parque da Barragem na Avenida Robert Kennedy
- Jardim Ângela (Região de M'Boi Mirim)
- Solo Sagrado (Região de Parelheiros)