segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

REVALE é dar condições, para uma cooperativa da região carente de Barueri, competir com produtos de mais qualidade.

Saudações,

Meu nome é Rafael Gatti, sou idealizador do Design Simples, um laboratório experimental de design focado em inovação. Gostaria de apresentar a você o projeto REVALE. Trata-se de uma parceria entre a equipe Design Simples e a cooperativa de marcenaria Unindo Forças.

Criamos o projeto REVALE após visita à cooperativa de marcenaria, localizada no Vale do Sol. Lá encontramos um grupo de cooperadas, em sua maioria já com bastante idade, porém com bastante coragem também.

Ocupando um galpão cedido pela prefeitura da cidade, recebem doações de pallets que não tem mais condições de uso. Desmontam e reprocessam a madeira. Assim obtêm matéria-prima para seus produtos.

Lá conhecemos a dona Jordânia Pereira da Silva, uma baiana valente que iniciou a cooperativa na qual hoje é presidenta. Antes de ser cooperada trabalhava como lavadeira. Descobriu o que eram pallets quando tinha todas suas roupas cobertas de cinzas enquando ficavam no varal e dessa forma perdia sua clientela. Inconformada, com razão, com o destino que era dado àquelas madeiras, resolveu levá-las para casa e transformá-las em coisas úteis. Começou sozinha, montando um pequeno portão, e hoje, com muito mais pessoas envolvidas, produz bancos, cadeiras e mesas por meio de uma cooperativa. Neste meio tempo receberam máquinas da Fundação Alphaville e até treinamento do Senai. Apesar de equipadas e treinadas, a renda gerada ainda é pouca. Mesmo nos meses de “vacas gordas”, não é possível sequer atingir um salário mínimo. Esta é a principal dificuldade em atrair novos cooperados assim como manter os atuais motivados.

Ainda existe uma barreira a ser superada. Eles precisam de novos produtos. Mais do que novo s, devem ser melhores. Deverão ser capazes de ter aceitação do público. Somente assim ocuparão um lugar digno do esforço destas pessoas e poderão devolver uma remuneração mais justa aos que lá trabalham.

Este é o desafio do Design Simples. Mobilizamos mais de 20 voluntários, dentre os quais 15 são estudantes de design. Divididos em três equipes, terão três meses para percorrer todo o percurso que vai da pesquisa ao desenvolvimento de novos produtos. Nossa missão será criar novas propostas a partir da matéria-prima e dos processos já existentes na cooperativa.
Trabalharemos para o sucesso deste projeto. A vitória da Unindo Forças será exemplo não só de sustentabilidade, seja ela ambiental ou social, mas também do poder que cada indivíduo tem para modificar a realidade que o cerca. Talvez esta seja a missão de pessoas como a Jordânia, que atravé s de seu exemplo inspirem tantas outras assim como conseguiu inspirar nossa equipe.
Faço um convite para que conheça o blog que preparamos especialmente para divulgar o andamento do projeto. Através de fotos, textos e vídeos será possível acompanhar todo o caminho percorrido pelos 15 designers até o resultado final. Caso acredite no nosso trabalho, peço ajuda na comunicação deste projeto, precisamos difundir essa idéia para o maior número de pessoas. Não deixe de entrar em contato!

Muito Obrigado,
Rafael Gatti
Equipe Revale – Design Simples
revale@designsimples.com.br
Rafael Gatti
Design Simples