sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ata da 2ª Reunião do Movimento

Movimento ODM Brasil
Ata da 2ª Reunião do Movimento
“Nós Podemos São Paulo”
(
http://odmsp.blogspot.com)


. Data: 20/10/2009
. Local: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP
. Horário: das 14h00 às 16h30
. Participantes: conforme lista de presença
. Facilitador: Junqueira

.Pauta: Apresentação dos Resultados das Inscrições do 3º Prêmio ODM; Resultado do Movimento “Levante-se” São Paulo, Resumo da Reunião sobre “Agenda 21”, Sugestões para reunião do dia 17/11 – Oficina.

Junqueira: após a solicitação de rápida apresentação dos participantes, efetuou breve retrospectiva sobre a formação do Núcleo “Nós Podemos São Paulo”, reforçou a necessidade de comprometimento e a importância da troca de informações por e-mail, com acompanhamento pelo Blog (http://odmsp.blogspot.com ). Informou que a próxima reunião, agendada para 17 de novembro, ainda não tem local definido, aguardando confirmação por parte da FIESP.

Apresentou a pauta a ser seguida e solicitou à Daniela a apresentação e comentários sobre o vídeo de boas vindas ao grupo.

1- Tema: Resultados das Inscrições da 3ª Edição do Prêmio ODM - Brasil
Junqueira: informou sobre os resultados do 3º Prêmio ODM. Falou sobre a performance do Estado de São Paulo em 2009 (3ª edição), com 295 projetos inscritos e uma participação da ordem de 20% em relação ao total do país. A redução desta participação em relação à primeira edição (24,9%) se deve aos esforços efetuados pelos estados da região norte e nordeste, onde a divulgação e a adesão tiveram maior expressão do que em anos anteriores.
Abriu a palavra ao grupo:
- José Luiz Sales destacou que esta performance constituí-se, na realidade, em um bom resultado face à participação substancial das prefeituras municipais do Estado.
- Participantes da reunião mencionaram que algumas entidades se manifestaram não mais desejar inscrever seus projetos, justificando que, nos anos anteriores, não tiveram nenhum tipo de retorno pela organização do Prêmio, sem que tenham também tomado conhecimento dos critérios de avaliação, dos nomes das instituições ou das pessoas responsáveis pelo julgamento dos projetos, bem como sem uma devolutiva para a instituição. Houve sugestão no sentido de que haja Prêmios em nível estadual e uma devolutiva aos projetos inscritos.
- O grupo manifestou-se, informando os pontos fortes do projeto e os pontos de maior debilidade.
- Algumas pessoas sugeriram para que, a partir do próximo ano, durante a fase de inscrição para o Prêmio, aconteçam oficinas de cadastramento de projetos e também que as instituições recebam um certificado de participação e um relatório informando sobre as fortalezas e fragilidades de cada projeto. Sugeriram que sejam criados dentro dos movimentos estaduais, equipes de orientação sobre cadastramento de projetos. Foi solicitado para que cada núcleo estadual receba um relatório resumido dos projetos de cada estado e que o Nós Podemos São Paulo possa eleger os melhores projetos do Estado de São Paulo (seleção regional) com outros olhares.
- Junqueira informou que levará este assunto para os organizadores, como sugestão de melhoria para a próxima edição.

2- Tema:Resultado Movimento “Levante-se” – Dia 16 de outubro, dentro da Ação do Dia Mundial da Alimentação
Junqueira: resumiu como aconteceu a ação, as parcerias estabelecidas e a sintonia entre os participantes do Nos Podemos São Paulo que estiveram no Vale do Anhangabaú. Abriu a palavra para que pessoas que dela participaram, dessem seus depoimentos:
- Renato falou sobre o sentimento de participar daquele momento e fez um breve resumo do que foi a Ação: Abaixo Assinado, com cerca de 850 assinaturas referente ao Direito a Alimentação; dinâmica com figuras/recortes relacionadas aos Objetivos do Milênio coladas no mapa do Estado de São Paulo e que, na seqüência, ganhavam um boné do Nós Podemos São Paulo; solicitação da Radio Eldorado, por telefone, de informações para divulgação, entre outras informações.
- Todos os componentes do grupo Nós Podemos São Paulo que participaram da Ação, vestiram camiseta especialmente produzida divulgando o movimento.
- Tina agradeceu a participação do grupo, a parceria com a Ação da Cidadania e apresentou considerações.
- Nina informou que conseguiu inscrever o “Movimento Levante-se” de São Paulo no site da ONU, relatando nossa ação na rede mundial do movimento, com espaço para o relato de todas as iniciativas mundiais pelo “Stand Up”.
- Daniela informou que no blog do Nós Podemos já estão postadas as respectivas fotos.

3- Tema: Reunião “Agenda 21”
Junqueira: falou sobre a reunião da Agenda 21 e solicitou a Nina que complementasse.
Nina: informou que as informações foram lançadas no Blog para que todos tenham conhecimento do documento da Agenda 21. Trata-se de uma proposta de mudança de políticas públicas e que a comunidade deve dela participar, pois constitui-se em uma proposta de melhoria de qualidade de vida. Na realidade, a Agenda 21 e os Objetivos do Milênio estão dentro do mesmo contexto. A Agenda 21 não estipula metas. Os Objetivos do Milênio, sim. Portanto, constituem-se em propostas que se complementam.
O encontro da Agenda 21, programado para novembro, deverá ainda se confirmado.

4- Tema: Reunião de 17/nov e Ficha de Cadastramento dos Integrantes do grupo
Junqueira: informou que a ficha foi encaminhada por e.mail e também distribuída na reunião para que todos possam preenchê-la, com encaminhamento à Daniela (dnicolini@alphaville.com.br). As informações das fichas não terão divulgação externa; serão utilizadas para a preparação da reunião (Oficina) do dia 17/11.
Solicitou ao grupo que convide mais pessoas para participar do movimento Nós Podemos São Paulo.
Complementou falando, resumidamente, sobre a dinâmica proposta para a reunião de 17/11, das 9h00 as 17h00. Serão mesas com grupos de 6 pessoas/mesa com uso de metodologia apropriada.
Junqueira: Está prevista, em principio, a construção da missão pela manhã e o planejamento 2010, à tarde. Solicitou, entretanto, manifestação de todos sobre quais são as expectativas do grupo sobre esta Oficina em 17 de novembro.
Aparecida: destacou a importância de se elaborar um Plano de Trabalho.
Renato: informou que é extremamente importante que todos, antecipadamente à reunião de 17 de novembro, leiam e conheçam os seguintes documentos: Guia de Mobilização dos ODM, os Indicadores do Estado de São Paulo (publicados em folheto produzido pela Unimed em 16/set) e a Agenda de Compromissos.
A Unimed elaborou 12 telas sobre os indicadores do Estado de São Paulo que serão postadas no Blog.
Foi consenso no grupo que todos busquem informações sobre o Estado de São Paulo nos documentos já existentes, para que estes possam nos auxiliar na elaboração dos trabalhos.

Propostas do grupo para o dia 17/11:

1- Para onde queremos caminhar?
2- Necessidade de divulgar o Nós Podemos São Paulo, em ações dos outros movimentos, para que mais pessoas se engajam;
3- Necessidade de sensibilização para a busca de eventos onde os ODMs possam ser divulgados;
4- Não queremos reuniões improdutivas, queremos ter reuniões com propostas bem definidas;
5- Necessidade de mobilização para se decidir onde os ODMs serão divulgados,
6- Será necessário gerarmos um Plano de Trabalho geral; a sensibilização será uma das estratégias deste plano de trabalho.
7- Foi reforçada a necessidade de todos que participarem da Oficina venham preparados com a "lição de casa" feita, ou seja, conhecer o guia de mobilização, os indicadores do Estado de São Paulo e a Agenda de Compromissos.
8- Devemos convidar/convocar para esta reunião, representantes dos movimentos regionais que estão acontecendo em todo o Estado.
9- Materiais de Consulta: Guia de Mobilização ODM, Agenda de Compromissos, Indicadores do Estado de São Paulo.
Junqueira: solicitou que as pessoas encaminhem suas sugestões por e-mail a ele com cópia para Daniela, se candidatando a participar da reunião preparatória de construção da pauta e do formato da Oficina do dia 17/11, bem como sugestão de datas disponíveis para participar.

5- Encerramento
Evaristo, representante da Associação Anemia Falciforme, falou sobre a reivindicacão de inclusão do 9º Objetivo do Milênio entre os oito já existentes, qual seja os Objetivos do Milênio Sem o Racismo. A proposta da nova meta já foi apresentada à ONU e às suas agências no Brasil, com grande receptividade.
Elaine: informou que estará verificando a agenda e detalhes de formação da sala na FIESP e avisará até o dia 23/10. Para o dia 08 de dezembro será verificada a disponibilidade de sala na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Unimed, pois não existe sala disponível na FIESP.
Tina, Nina e José Luiz ofereceram a oportunidade de ação de divulgação dos ODM em eventos nos quais participarão nos próximos dias.
Junqueira: informou que Vânia deverá participar da reunião de construção da pauta para o dia 17 de novembro.
Daniela: apresentou o vídeo de encerramento da reunião e recolheu as frases de manifestação de todos sobre o resultado da reunião, que comporão o texto coletivo que será postado no blog.
Junqueira: encerrou enfatizando a necessidade do esforço individual e conjunto, na divulgação do Blog http://odmsp.blogspot.com .

Nenhum comentário: