segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Dicas de Combate ao Desperdício de alimentos

“No Brasil são jogados fora todos os dias 39 milhões de quilos de alimentos, que dariam para alimentar diariamente 19 milhões de pessoas.”

Dicas de Combate ao Desperdício de alimentos
http://www.bancodealimentos.org.br

- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contém muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa. - A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.- As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo. - A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes. - A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.- Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos. - Evite consumir folhas com aparência amarelada.- Cozinhe as verduras a vapor, assim elas não perderão o valor nutritivo. - Quando for ralar a casca do limão, nunca chegue à parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.
COZINHAR CONSCIENTE
Com as folhas e talos que sobraram de verduras e legumes, você pode preparar receitas e o que poderia ter ido para o lixo se transforma em pratos saborosos e nutritivos!

Cascas, folhas e talos também devem fazer parte do seu cardápioÉ importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas.Esse conceito deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou econômica. Isso significa eliminar alguns preconceitos alimentares de que esse tipo de alimentação é somente usada em programas sociais voltados para população de baixa renda, e não levam em conta o valor nutricional de alguns alimentos, que quase sempre está concentrado nas cascas ou folhas. Essas partes do alimento que posteriormente iriam para o lixo podem ser bem aproveitadas, servindo para suprir a carência de nutrientes no organismo, e tornando o cardápio mais saudável e criativo.

Receitas com cascas, folhas e talos

CARNE MOÍDA COM TALOS
INGREDIENTES: 1 xícara (chá) de carne moída;3 xícaras (chá) de talos bem lavados e cortados com 3 cm. de comprimento;2 tomates;1 cebola picada;2 colheres (sopa) de óleo; cheiro-verde e sal a gosto.

MODO DE PREPARO: Frite ligeiramente a cebola e o tomate no óleo. Acrescente a carne e o restante dos ingredientes. Deixe cozinhar até que a carne e os talos estejam macios. Use talos de beterraba, brócolis, couve, etc.
VALOR NUTRICIONAL: proteínas, cálcio, vitamina K, vitamina E, vitamina C, ferro, potássio.

CROQUETE DE CENOURA E TALOS
INGREDIENTES: 3 cenouras cozidas e amassadas½ colher (sopa) de margarina1 colher (café) de sal2 xícaras (chá) de folhas e talos de cenouras picadas2 colheres (sopa) de cebola picada½ xícara (chá) de leite2 colheres (sopa) de farinha de trigo1 gema2 colheres (sopa) de queijo ralado
PARA EMPANAR: 3 colheres (sopa) de farinha de rosca1 ovo
MODO DE PREPARO: Doure a cebola na margarina, acrescente os talos e folhas de cenoura picadas, coloque o sal e deixe refogar;Misture a cenoura cozida e amassada.;Desmanche a farinha de trigo no leite e acrescente a gema e o queijo ralado;Junte ao refogado e cozinhe até soltar da panela;Deixe esfriar e faça croquetes passando o ovo batido e na farinha de rosca;Frite em óleo quente até ficarem dourados.

EMPADÃO DE VEGETAIS
INGREDIENTES: 1 xícara de chá de leite2 colher de sopa de óleo 2 colheres de sopa farinha de trigo, 1 gema, ½ xícara de chá de arroz cozido, ¼ xícara de chá de ervilha, ¼ de xícara de chá de cenoura cozida.
MODO DE PREPARO: Misture o leite, o óleo, a farinha e a gema;Acrescente o arroz e os vegetais cozidos;Distribua a mistura em uma forma e coloque em uma forma grande com água;Deixe-as no forno até que o conteúdo esteja bem assado.

GRATINADO DE FOLHAS DE COUVE-FLOR COM PARMESÃO
INGREDIENTES: folhas de 2 couves-flores;1 colher (sopa) de manteiga;1 colher (sopa) de óleo de girassol;2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;1 colher (café) de sal.
MODO DE PREPARO: Lave as folhas, escorra e corte-as em tiras. Aqueça o óleo junto com a manteiga, acrescente as folhas e o sal e refogue em fogo baixo, mexendo com freqüência por 8 minutos. Desligue. Passe o refogado para uma assadeira untada com margarina. Polvilhe por cima com o queijo parmesão e leve ao forno médio, previamente aquecido, por 15 minutos. Sirva em seguida.
VALOR NUTRICIONAL: Vitaminas A, E, C, proteínas, fibras

SOPA ECONÔMICA
INGREDIENTES: 2 batatas cortadas em pedaços; 1 cenoura cortada em pedaços; 1 ½ litro de caldo de carne;talos de 1 maço de couve ou de ½ agrião, bem miudinhos
MODO DE PREPARO: Cozinhe as batatas e a cenoura no caldo. Bata no liqüidificador, acrescente os talos e deixe cozinhar até amaciar.
VALOR NUTRICIONAL: carboidratos, vitaminas C, E, ferro.

TALHARIM COM MOLHO DE TALOS DE SALSA
INGREDIENTES: 1 pacote de talharim;Talos de 1 maço de salsinha;½ xícara (chá) de folhas de salsa;1 xícara (chá) de creme de leite fresco;2 xícaras (chá) de leite;1 colher (chá) de queijo ralado;1 colher (chá) de amido de milho;1 colher (sopa) de cebola ralada;1 colher (sopa) de azeite de oliva;1 colher (chá) rasa de sal.
MODO DE PREPARO: Cozinhe o talharim por 9 minutos, escorra e reserve. Para o molho, bata no liquidificador o leite com os talos e as folhas de salsa por 1 minuto e reserve. Numa panela, refogue a cebola no azeite por apenas alguns segundos. Junte o amido de milho e misture bem. Adicione o leite batido com a salsa, mexendo devagar para que tudo dilua bem. Em seguida, acrescente o creme de leite, a noz-moscada, o sal e o queijo parmesão. Mexa com freqüência, até começar a ferver. Desligue e sirva sobre o talharim.
VALOR NUTRICIONAL: proteínas, carboidratos, vitamina C, vitamina E, cálcio.

BOLO DE CASCA DE FRUTAS
INGREDIENTES: 2 copos (requeijão) de cascas de frutas (manga, goiaba, maçã, banana, pêra, etc)1 copo (requeijão) de leite2 ovos1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga1 copo (requeijão) de açúcar2 e ½ copos (requeijão) de farinha de trigo1 colher (chá) de fermento em pó1 pitada de sal
MODO DE PREPARO: Bata no liquidificador as cascas com o leite, coe e reserve. Bata as gemas, manteiga e açúcar. Acrescente as cascas liquidificadas, farinha e fermento, sal, misture bem. Por último coloque as claras batidas em neve. Misture tudo e asse em forma untada.

BOLO DE CASCA DE MAMÃO

INGREDIENTES: 2 ovos1 colher de sopa de fermento em pó2 xícaras de chá de farinha de trigo2 xícaras de chá de caldo de casca de mamão2 xícaras de chá de açúcar
MODO DE PREPARO: Descasque um mamão maduro e leve as cascas ao fogo em uma panela cm água;Deixe ferver e depois de frio bata no liquidificador. Reserve;Bata as claras em neve, misture as gemas e continue batendo;Junte aos poucos o açúcar e a farinha de trigo;Acrescente uma xícara de chá de caldo de casca de mamão e, por último, o fermento;Asse em uma forma untada, em forno moderado;Depois de assado, vire em um prato, fure com o garfo e despeje a outra xícara do caldo de casca de mamão adoçado.

DOCE COM CASCA DE MELANCIA
INGREDIENTES: ¼ xícara com a parte branca da fruta e a casca;2 xícaras de açúcar;2 xícaras de água.
MODO DE PREPARO: Misture a fruta cortada em tirinhas a uma calda fita com o açúcar e a água. Cozinhe com a panela tampada por 40 minutos. Se precisar, acrescente água aos poucos.
VALOR NUTRICIONAL: carboidratos e minerais.

GELÉIA DE CASCA DE LARANJA
INGREDIENTES: 2 xícaras (chá) de cascas de laranja cortadas em tiras e fervidas;2 xícaras (chá) de açúcar;1 xícara (chá0 de água.
MODO DE PREPARO: Misture a água e o açúcar numa panela, leve ao fogo e deixe ferver por 20 minutos. Acrescente as cascas de laranja e ferva por mais 10 minutos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se é aconselhaveu o preparo do suco de mamaão apartir de sua casca,e o risco em relaçao aos agrotócicos aos quais concentram-se na casca.
Obrigada

Daniela Nicolini - AMOR E GRATIDÃO! disse...

Olá,
Peço a gentileza que visite o site: http://www.bancodealimentos.org.br
Na verdade postamos algumas sugestões, mas todas elas advém do banco de alimentos, acredito que eles possam te orientar melhor a respeito de sua ótima pergunta.
Ficaria muito feliz do retorno de sua visita.
Grande bjo.
Daniela