terça-feira, 24 de março de 2015

Núcleo Estadual de SP realiza seminário na ALESP, rumo à reta final dos ODM


Participação social contribui para o sucesso do Estado de SP no alcance das metas do Milênio

por Mariana Veltri – GT Comunicação Nós Podemos SP

Secretaria Executiva do núcleo Nós Podemos SP e representantes do PNUD
Nesta quinta-feira, 19/03, o Movimento Estadual pela Cidadania e Solidariedade de São Paulo recebeu os núcleos municipais e representantes do Programa para as Nações Unidas, que participaram do Seminário de Mobilização dos ODM realizado na Assembleia Legislativa. O encontro teve como objetivo apresentar os índices de alcance das metas do Estado e dialogar com os núcleos formados sobre as ações da secretaria executiva do MNCS junto ao PNUD, no alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, levando informações e esclarecimentos a cada cidade.

Cristina Palmieri (Comitê de Sustentabilidade da UGT), Eliana Falque (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano) e Nina Orlow (Agenda 21) representaram a secretaria executiva do Movimento. O evento também contou com a presença dos coordenadores de cada Grupo de Trabalho, além da presença de Maria do Carmo Rebouças, do PNUD, Haidée da Cunha Frota, analista do PNUD para os ODM e representantes dos núcleos dos municípios paulistas.

Participação e diálogo com a sociedade civil foram os pontos de destaque do encontro, que evidenciou a melhoria no alcance das metas, graças à colaboração dos núcleos regionais, através de suas boas práticas e trazendo para o Movimento pontos das localidades que precisam reforçar a atuação para o cumprimento das metas.

“Os ODM são um programa extremamente envolvente e de uma capacidade muito grande dentro dos municípios”, ressalta Eliana Falque. Por meio das ações coletivas, São Paulo visa ser o estado brasileiro de maior referência no alcance dos ODM, que se encerram em dezembro de 2015. Embora o prazo esteja se esgotando, o cumprimento das metas contribuirá para a nova agenda de transição, quando se implantarão os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com início para janeiro de 2016. 

Cris Palmieri destaca que esta atuação e acolhida junto à sociedade é uma forma de construir um estado melhor e um mundo melhor. “Este trabalho vai continuar, independente das agendas, e vem dando muitos frutos. Nada é impossível, tudo é possível. É só a gente querer”.

Nina Orlow pontua que o esforço dos núcleos municipais é uma forma de fazer o Brasil honrar o compromisso que assumiu junto aos países-membros da ONU. Um programa que iniciou com o desafio de erradicar a fome e a miséria e que terá continuidade na nova pauta.

Para a analista do PNUD, Haidée Frota, o País tem muito desafio pela frente, assim como trabalhar a questão da desigualdade e justiça social. “Podemos fazer ainda grandes esforços para melhorar o projeto este ano e levar nosso compromisso com o próximo programa”.

Maria do Carmo Rebouças, responsável pelo monitoramento das metas brasileiras com relação aos ODM, destaca a importância da atuação do Estado de SP junto ao PNUD. Segundo informou, em setembro, no encontro dos países-membros com a ONU, será definida a agenda para 2016, e o cumprimento das metas do governo brasileiro será de extrema importância. “O Brasil esse ano vai apresentar um bom resultado para o mundo em termos de combate à fome, exceto com a meta 5 (saúde materna), que o país ainda terá dificuldade para alcançar. Se colocarmos uma lupa, sabemos que o País ainda muito a enfrentar, a situação ainda é desafiadora. Mas o importante é que o trabalho continua com os ODS”.

O Movimento Estadual pela Cidadania e Solidariedade prepara para o final do ano (10/12), o Prêmio ODM SP, quando serão destacadas as boas práticas que têm colaborado para que o Brasil apresente melhor resultado. Participe! As inscrições vão até 20/05. Para mais informações, acesse: www.odmsp.org.

Nenhum comentário: