terça-feira, 17 de agosto de 2010

NÃO PERCAM....ODM Humanizando os Indicadores no Estado de SP - (20/08/2010)

INSCREVAM-SE!!!

PROGRAMAÇÃO
DINÂMICA:
A cada quadro estatístico ODM do Estado de São Paulo convidados especiais farão uma breve exposição das suas histórias, experiências e contribuições para a melhoria dos indicadores e metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (conforme programa abaixo)

ESTATÍSITCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (SEADE)

Maria Paula Ferreira é chefe da Divisão de Metodologia e Métodos Quantitativos da Fundação SEADE. Responsável pela criação de indicadores socioeconômicos e técnicas estatísticas e coordenadora técnica do Relatório Estadual de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, realizado pela Fundação Seade em conjunto com a Secretaria de Economia e Planejamento e IPEA. Bacharel em estatística, mestre em epidemiologia pela Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo e doutora em medicina preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

ODM 1 – ERRADICAR A EXTREMA POBREZA E A FOME

Economia Solidária e a Segurança Alimentar e Nutricional
Ana Flavia Borges Badue, mestre em saúde pública pela USP, representa o segmento dos consumidores na Comissão de Produção Orgânica do Estado de São Paulo e atua como educadora ambiental com foco em consumo responsável e na coordenação de projetos do Instituto Kairós.

ODM 2 – UNIVERSALIZAR A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA

Garantir Educação de Qualidade
Maria Lucia Meirelles Reis, fundadora e diretora do Centro de Voluntariado de São Paulo e do Faça Parte – Instituto Brasil Voluntário e fundadora e membro do Conselho de Governança do movimento Todos pela Educação.

ODM 3 – PROMOVER A IGUALDADE ENTRE OS SEXOS E A AUTONOMIA DAS MULHERES

A mulher saiu do anonimato e da invisibilidade?
Dra. Maria Laia, responsável pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra – CONE, da Secretaria Municipal de Educação.

Mulher como protagonista das Escolhas de Consumo
Maluh Barciotte, é bióloga, Doutora em saúde pública e ambiental pela USP, palestrante e consultora em educação para o consumo, sustentabilidade e responsabilidade social. Idealizadora do programa “Viva Bem no Mundo que Você Tem”.

ODM 4 – REDUZIR A MORTALIDADE NA INFÂNCIA

"A Humanização no Serviço Público e seus reflexos sobre a Mortalidade Infantil e Neonatal"

Dra. Miriam Ribeiro de Faria Silveira,Médica Pediatra, Neonatologista, Psicanalista de Adultos e Crianças; Diretora Clínica da Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha; Presidente do Depto. de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo; Presidente da Comissão de Revisão de Óbitos da Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirnha.


ODM 5 – MELHORAR A SAÚDE MATERNA

A influência do meio e a construção da estrutura cerebral da criança
Joao Augusto Figueiró é médico clinico e psicoterapeuta do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro fundador e da diretoria do Instituto Zero a Seis – Primeira Infância e Cultura de Paz, presidente do Conselho Executivo do Fórum Nacional pela Primeira Infância e membro da Rede Criança e Paz.

ODM 6 – COMBATER HIV/AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS

Vivendo e convivendo com a AIDS
Euci Selma S. Munhóz é artista plástica formada pela Escola Belas Artes de São Paulo, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, arte/educadora e coordenadora do projeto "Meu Corpo Meu Bem" de educação em sexualidade, da Casa de Assistência Filadélfia, com experiência em prevenção de DST/AIDS com pessoas que vivem ou convivem com HIV/AIDS (crianças, adolescentes e adultos) desde 2004.

ODM 7 – GARANTIR A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Qual a relação da biodiversidade e a extrema pobreza e fome?
Rita Mendonça, Bióloga pela USP, São Paulo e socióloga pela École de Hautes Études em Sciences Sociales de Paris. É consultora e diretora presidente do Instituto Romã. Desenvolve programas transdisciplinares de aprendizagem sobre Biodiversidade, Sustentabilidade, Ética, Meio Ambiente e Qualidade de vida para instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Saneamento e a Qualidade de Vida
Dante Ragazzi Pauli, Presidente da ABES/SP - Associação de Engenharia Sanitária e Ambiental e colaborador da Cia. de Saneamento Básico do Estado de SP – SABESP desde 1985, Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie (1984), com Especialização em Engenharia em Saúde Pública pela USP e Mestrado em Saneamento Ambiental pela Universidade Mackenzie.

ODM 8 – ESTABELECER PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO

O Exercício da Cidadania e o Movimento Nossa São Paulo
Cícero Liberal Yagi - economista e pós-graduado pela FEA-USP. Participou de consultoria em pesquisas e projetos na FIPE, FIA e FIPECAFI. Faz parte da OEB - Ordem dos Economistas do Brasil, do CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e do Movimento Nossa São Paulo. Desenvolve trabalhos na área de metodologia de indicadores e de sustentabilidade.

O Exercício Consciente da Solidariedade e Cidadania
Silvia Maria Louzã Naccache é formada em Ciências Biomédicas pela Universidade de SP (EPM-UNIFESP), coordenadora do Centro de Voluntariado de São Paulo e atua há quase dez anos na área de responsabilidade social, terceiro setor e voluntariado.


*as perguntas serão abertas ao término das apresentações e direcionadas somente à Maria Paula da Fundação SEADE. Os dados dos participantes serão disponibilizados para que as perguntas sejam direcionadas diretamente a eles.

Nenhum comentário: