sexta-feira, 14 de maio de 2010

ACONTECEU - SEMINÁRIO ODM EM SÃO PAULO - 11/05/10


SEMINÁRIO ODM EM SÃO PAULO

Apresentação do 4º Relatório de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, no lançamento da 4ª Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental


Por Mirna Grzich, com colaboração de Solange Sólon Borges

Dia 11 de maio aconteceu a apresentação do 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e o lançamento da 4ª edição da Mostra FIESP/CIESP de Responsabilidade Socioambiental.

Esse Encontro Estadual representa um marco na história do Movimento Nacional pelos ODM, pois constituiu-se em um espaço onde lideranças empresariais, organizações da sociedade civil e do poder público do estado de São Paulo se reuniram para, em cooperação, conhecer e debater os avanços do País no alcance da metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, exatamente no ano de seu 10º aniversário de lançamento pela ONU.

Rodrigo Rocha Loures, Secretário Executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos e Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP, que tem sido a figura pública que assumiu a liderança dessa agenda no Brasil, celebrou o trabalho intenso que vem sendo feito no País, para alcançar os Objetivos do Milênio: “O Brasil foi escolhido para fazer a apresentação do seu case por ocasião da próxima Assembléia Geral das Nações, em setembro, pautada no acompanhamento dos Objetivos do Milênio”.

O case brasileiro é o movimento chamado Nós Podemos, disseminado em todos os Estados Brasileiros, que contagia empresas, sociedade civil, ONGs e principalmente agora a rede de municípios regionais por uma ação efetiva e sistêmica para erradicação das mazelas do subdesenvolvimento.
Em 2009, foram mobilizadas 9.000 lideranças empresariais, entidades da sociedade civil e cidadãos nos 27 estados brasileiros nos eventos de Prêmio ODM Brasil. Esse resultado deveu-se às ações de municipalização e desenvolvimento local que o Movimento integrou, alcançando patamares jamais imaginados desde que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio passaram a ser disseminados no Brasil.

Representando o governo Federal, Wagner Caetano, da Secretaria Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Presidência da República, colocou que "os governos, sozinhos, não conseguirão vencer as dificuldades da realidade brasileira e cumprir os Objetivos do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) a tempo, ou seja, até 2015. É preciso que a sociedade participe ativamente”, conclamou.

Jorge Chediek, representante no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) declarou que “os países-membros da ONU assumiram um compromisso público para a construção de um mundo mais pacífico para o século 21. Trata-se de um compromisso moral".

Para Chediek, os objetivos só serão alcançados com a participação do setor privado, apontando os atuais gargalos brasileiros: maior atenção à saúde da gestante, aliada ao combate à mortalidade materna e a sustentabilidade ambiental.

Participaram do evento ainda Eduardo Jorge, Secretário do Meio Ambiente do Município da Cidade de São Paulo, Eliane Belfort , Diretora do Comitê de Responsabilidade Social-Cores da FIESP, e Walter Vicioni, Superintendente Operacional do SESI São Paulo, o Ricardo Patah, presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores.

No lançamento da Mostra, Eliane Belfort enfatizou a importância de abrigar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio a fim de ajudar a disseminá-los em todas as instituições que participam do evento.
Segundo ela, desta forma, os agentes que atuam em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Estado de São Paulo poderão de forma substantiva em conjunto com a 4ª edição da Mostra de Responsabilidade Socioambiental da Fiesp/ CIESP, contribuir na divulgação de suas atividades e do trabalho que vem sendo efetuado neste sentido no Estado de São Paulo, sensibilizando municípios, empresas, organizações da sociedade civil e cidadãos em prol de um desenvolvimento sustentável no Estado e no País.

A apresentação detalhada ao público do 4º Relatório Nacional ficou a cargo de Jorge Abrahão, diretor de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

“O relatório incorpora as últimas sugestões metodológicas feitas pela ONU, como a nova linha de pobreza e o dólar PPC (mede quanto determinada moeda pode comprar em termos internacionais, normalmente em dólar)”, avaliou Abrahão.

Foi ressaltada a importância das políticas sociais e econômicas para se atingir os ODM, além do atual período de estabilidade monetária:

# A continuidade e a articulação das políticas sociais ajudaram as famílias pobres a terem renda e suprirem outras necessidades além da renda, por meio de serviços públicos.

# O mercado de trabalho e as políticas sociais garantiram a melhor distribuição de renda.

# Os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, Previdência Rural, BPC têm papel importante no combate à fome e à pobreza.

# A política do salário mínimo têm sido um dos mais importantes fatores de promoção do bem-estar nos últimos anos.

2 comentários:

José Macedo disse...

É isso aí Daniela.
Parabens.

José Macedo

cacilene disse...

Parabéns Dani pelo seu trabalho maravilhoso,essa alegria contagiante linda sucesso sempre a prendi muito com a sua palestra e levarei para tudos os lugares amor e gratidão.
bjosssss.Dani

cacilene