terça-feira, 2 de março de 2010

Vamos em sinais Brasil - Projeto Pedalando pela inclusão


Vamos em Sinais: Brasil

VAMOS EM SINAIS: Pedalando pela Inclusão

O projeto Vamos em Sinais, teve inicio no Brasil em 2009, através de um convite de seu idealizador, o fotógrafo alemão Sebastian Burger, ao casal de Brasileiros Raquel Couto Amaral e Diego Ferrari Bruno, além de mais três participantes alemães, juntos formaram um grupo de surdos e ouvintes de bicicleta pelo Brasil. Levando a missão de promover a divulgação da Língua de Sinais LIBRAS como adição na didática Escolar.
Em 2009, percorreu do litoral norte de São Paulo a todo litoral do Estado do Rio de Janeiro totalizando 1.200 Km. Neste percurso foram visitadas 20 instituições de ensino “Inclusivas” e especiais, tanto escolas como universidade. Nestas, foram realizadas as oficinas interativa de LIBRAS, no intuito de despertar o estimulo dos ouvintes em aprender a língua Brasileira de sinais LIBRAS. Buscava-se na conclusão desta missão, direções que proporciona-se um conjunto harmonioso e com interação maior entre surdos e ouvintes, desde o ambiente educacional, a passeios acadêmicos, lazer e entre outros.
No término da jornada do Vamos em Sinais 2009, foi constatado pelo grupo que as instituições de ensino "inclusivas",nem sempre havia professores que dominassem a Língua Brasileira de Sinais e nem intérpretes de LIBRAS suficientes para atender a todas as salas.
No entanto dar-se a importância da continuidade do projeto em 2010. Considerando resultados satisfatórios e a aceitação do projeto no Brasil.
O casal Raquel Couto (surda) e o Diego Ferrari, junto a alguns participantes irão embarca em um novo trajeto ampliado, envolvendo mais Estados do Brasil, realizando o VAMOS EM SINAIS 2010.
No decorrer desta nova temporada, serão aplicadas algumas adaptações, no intuito de um alcance mais extenso dos resultados. Como a Criação de um Mapa interativo pelo (google maps) trazendo um auxilio no trajeto do Vamos em Sinais 2010, onde é possível qualquer pessoa incluir informações como: pedidos para visitarmos a escola, faculdade e demais.
Vai ser usada também a tecnologia dos celulares, o Vamos em sinais disponibilizará de um vídeo didático em LIBRAS, onde poderá ser baixado nos celulares gratuitamente dos alunos e professores via bluetooth, wi-fi ou qualquer outro meio digital.
A saída do Vamos em Sinais 2010, esta prevista para Março de 2010 da cidade de São Paulo em direção a SUL. Convidamos a todos, a conhecerem mais sobre o projeto e se possível, estar junto conosco nesse trajeto pela inclusão social. Visite nosso Site ou entre em contato pelo ves@sur10.net e escolha sua forma de contribuir com esta empreitada: Vamos todos PEDALANDO PELA INCLUSÃO.

http://ves.sur10.net (Mais sobre o vamos em sinais 2010)

Nenhum comentário: