sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Subsídios para planejar ações para ODMs


Rocha Loures na abertura do evento:
Subsídios para planejar ações.
Foto: Mauro Frasson

Representantes de todos os Estados estiveram reunidos neste fim de semana, em Curitiba, para o 1º Seminário de Planejamento Estratégico do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O encontro foi marcado pela troca de experiências entre os participantes e pelo estabelecimento de metas para consolidar ou ampliar o movimento Nós Podemos nos Estados e impulsionar o trabalho para se alcançar, até 2015, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). O movimento começou pelo Paraná em 2006 por iniciativa do Sistema Fiep e hoje já está presente em vários Estados..

O seminário foi aberto na noite de sábado (24/10) e seguiu até a manhã desta segunda (26/10).
Participaram representantes do setor privado, poder público, organizações não governamentais, instituições de ensino e outras entidades envolvidas nos movimentos estaduais.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo da Rocha Loures, que é também o secretário-executivo do Movimento Nacional, o encontro é fundamental para o planejamento das ações do movimento.
“O seminário nos dá subsídios para saber o que precisaremos fazer nos próximos anos”, disse.

Além disso,
Rocha Loures ressaltou a necessidade da união de todos os atores da sociedade na busca por melhores indicadores sociais do Brasil. Diante disso, reafirmou o compromisso da indústria com o movimento. “Podem ter certeza que o Sistema Fiep e as instituições empresariais de todo o País sempre estarão ao lado do movimento”, declarou.
Quem também participou do seminário foi o secretário nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano. Para ele, a presença de representantes de todos os Estados no encontro de Curitiba mostra que o movimento tem todas as condições de se tornar verdadeiramente nacional. “E só vamos fortalecer esse movimento se a gente planejar. Por isso é importante aproveitar as experiências de todos os Estados para descobrir como consolidar esse projeto que começou muito bem”, afirmou Caetano.

A importância do planejamento das ações também foi ressaltada por Gianna Sagazio, Representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, uma das instituições parceiras do movimento. “É importante que o movimento possa crescer nos municípios e nos Estados dos participantes deste seminário, e nosso exercício foi desenhar esse projeto a várias mãos”, resumiu.

No domingo, durante todo o dia, os participantes trocaram experiências e discutiram estratégias tanto para consolidar o movimento nos Estados em que o processo ainda está no início quanto para ampliar a atuação onde ele já está em atividade. “O planejamento vai ajudar por ser um planejamento nacional, realizado com o conhecimento de cada região, de cada cultura”, afirmou Núbia Gonçalves, coordenadora do Nós Podemos Paraíba. “O que deu certo aqui no Paraná pode dar certo na Paraíba ou em outro estado. Esse momento marca uma nova época para nós que buscamos essa causa, que batalhamos por uma qualidade de vida melhor para os menos favorecidos”, acrescentou.

Ao fim do encontro, foi definida uma série de metas e ações que os Núcleos Estaduais do Movimento Nós Podemos utilizarão para se organizar nos próximos anos e garantir a sustentabilidade do movimento nacional. Entre algumas das propostas estão a criação de núcleos regionais de capacitação voltados para as organizações e indivíduos envolvidos no movimento; a elaboração de estratégias de comunicação e mobilização; o desenvolvimento de contexto legal para atuação do movimento em nível nacional e regional; o fortalecimento do voluntariado no movimento; a ampliação de parcerias estratégicas; e a capacitação para atuação política focada nos ODMs.

(FIEP)

Nenhum comentário: